Associação Crianças Desfavorecidas, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que se dedica na promoção e defesa dos direitos e deveres da criança e sua família.
Foi fundada a 23 de janeiro de 1998 com seus 15 membros na cidade da Praia, a Associação Crianças Desfavorecidas – ACRIDES, sendo oficializada a 7 de março do mesmo ano.
Uma ONG sonhada pela sua cofundadora Lourença Tavares, para promover os direitos e deveres da criança. Atua em quatro áreas de intervenção, a Educação, a Saúde, a Proteção Social e a Promoção do Voluntariado.
É dotada de personalidade jurídica e reconhecida pelo Governo de Cabo Verde, como pessoa de utilidade pública, através do BO nº 23, II SÉRIE de 14 de junho de 2006. A sua filosofia é a solidariedade social em prol das crianças e famílias mais vulneráveis, e tem como objetivos principais a promoção e a divulgação dos direitos e deveres da criança, visando o seu desenvolvimento integral e harmonioso.
A 7 de agosto de 2019, e, colaboração com a diáspora francesa, criou a ACRIDES Paris, que visa defender os direitos das crianças e agir pela proteção das crianças, na França, em Cabo Verde e em outros lugares.
É membro de pleno direito do Serviço Social Internacional (ISS) desde 2018, do projeto Vozes de Nós e parceira no que tange a defesa dos direitos e deveres das crianças do Instituto de Apoio à Criança (IAC).
Os passos da ACRIDES
- 1998: Fundação da Associação Criança Desfavorecidas (ACRIDES);
- 2002: Inauguração Sede Nacional Integração da Rede “Vozes de Nós”;
- 2015: Realização da Primeira Conferência Internacional “Uma Criança, Um Cidadão”;
- 2016: Lançamento da Primeira Caravana dos Direitos;
- 2017: Implementação o primeiro projeto de capacitação dos profissionais para, Prevenção e Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças;
- 2018: Lançamento da primeira campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças
- 2019: Criação da ACRIDES Paris;
- 2020: Apresentação pública do projeto Justiça Amiga da Criança;
- 2022: Empossamento da Embaixadora das Crianças;
- 2023: Inauguração da primeira sede da Rede Nacional de Proteção à Criança Contra o Abuso e Exploração Sexual.
Nosso Propósito
É necessário que as crianças sintam que têm quem lute por elas e a quem possam confiar.
É por isso que a ACRIDES delineou sua estratégia de intervenção, tendo como foco, claro, as nossascrianças
Missão
Promover e defender os direitos da criança
Visão
Não basta dizer amar a criança, mas fazê-la sentir-se amada
Valores
Valorização e respeito às pessoas Responsabilidade social Cultura da paz e da não violência Solidariedade, Reciprocidade