No que se refere a área da saúde, foi realizado em parceria com jovens voluntários de Portugal uma campanha de saúde no Bairro de Tira-chapéu a fim de tomar medidas preventivas em relação a diversas doenças como o câncer de mama, problemas auditivos, diabetes, hipertensão entre outros. Durante estas actividades foram realizados testes rápidos de rastreio de Otites, diabetes e aferição de pressão. 

Em parceria com a CV Telecom foi realizado atendimentos psicológicos a crianças e famílias vítimas de abuso e exploração sexual e outras violências praticadas contra crianças.

A ACRIDES também apoia na marcação de exames e pedido de isenção de taxas de internamento às crianças e famílias desfavorecidas e que não possuem condições financeiras para abarcar com todos os custos de tratamento das suas doenças.

Em parceria com a CVTelecom, foi criada uma Sala de Apoio Psicossocial SAP (Sala de Apoio Psicossocial) dentro do Centro de Acolhimento do Dia, para atendimento psicológico de crianças e famílias vítimas de abusos, exploração sexual e outros tipos de violência contra crianças, como violência física, psicológica e negligências.

O trabalho de apoio e acompanhamento foi realizado três vezes por semana.

Resultados:

  • 16 Crianças entre quatro e treze anos, bem como seus familiares, são apoiadas e acompanhadas na Sala de Apoio Social – PSA Tira Chapéu;
  • Vínculos mais estreitos entre a equipe e a comunidade de Tira Chapéu, para uma melhor integração;
  • Identificação melhor e mais rápida de crianças em situação de vulnerabilidade e riscos sociais;
  • Ação direcionada para a prevenção e promoção dos direitos das crianças.
Feira de saúde